-
Arquitetos: Vokes and Peters
- Área: 1300 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Christopher Frederick Jones
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hospital Veterinário Stafford é uma instalação de alto padrão operada por Queensland Veterinary Specialists e Pet ER, oferecendo atenção e cuidado tanto em situações de emergência quanto em procedimentos eletivos. Além de promover o bem-estar animal, o bem-estar dos clientes e da equipe também é considerado igualmente no desenho do hospital. Um bom trabalho clínico é entregue quando as pessoas se sentem saudáveis, profissionais e felizes. Esse é o principal papel da arquitetura nesse ambiente.
Com animais e humanos em mente, o primeiro ambiente encontrado é um jardim de entrada, oferecendo a presença da natureza: o solo, o céu, a vegetação e o vazio. O ambiente do jardim é um local de pausa e calma, proporcionando uma oportunidade para um cachorro fazer xixi e para seu dono se recompor antes de entrar no hospital.
Compreender a posição e a orientação relativa em um volume pode afetar os sentimentos de conforto e bem-estar. O jardim, embora pequeno, oferece um elemento importante de orientação na entrada. Todos os espaços de acesso público são organizados ao redor desse ambiente externo iluminado. Isso é especialmente importante para as clínicas veterinárias, pois suas funções são melhor acomodadas em plantas "profundas" e alongadas (com múltiplas salas enfileiradas).
Como uma resposta humanitária a esta organização, o hospital veterinário é atravessado por uma rede de corredores de circulação que facilitam o movimento humano e animal, permitindo que a luz natural e a ventilação percorram os ambientes. Grandes claraboias também fornecem luz natural em pontos-chave desses cortes. Esses momentos porosos no projeto convidam a presença de fenômenos naturais e registram o tempo e as nuances das condições de luz externa ao longo do dia. Os caminhos de circulação são alargados para facilitar a ocupação e incentivar a interação social entre profissionais e a troca de ideias e conhecimentos entre disciplinas.
Na ausência de sinalização comercial evidente, a forma e o material do volume também ocultam a função sua interna. A estrutura do hospital é curiosamente opaca em uma tentativa consciente de preservar a privacidade e a dignidade dos clientes e pacientes, e permitir que uma variedade de atividades médicas e cirúrgicas ocorram de forma discreta.
A identidade do hospital reflete o zoneamento industrial discreto e sua operação 24 horas por dia, 7 dias por semana, expressado por meio de um desenho austero, reduzido e formal com revestimento em chapas onduladas. A integração de chapa de metal e fibra de vidro permite que o revestimento reaja à luz natural e artificial, enquanto as dobras no perfil da parede são elegantes e práticas, funcionando como uma cobertura mecânica para todas as aberturas. Esses refinamentos sutis na maneira e nos detalhes da fachada refletem os valores, a precisão e o cuidado desse grupo de veterinários.